Resumo das oficinas
Observação: As inscrições nas oficinas serão realizadas no momento do credenciamento, observando o limite de participantes definido pelo responsável pela oficina.
Oficina de Jogos para o Ensino da Álgebra - dia 07/05/2019 - terça-feira
Marcos H. N. Domingos e Mariana C. M. Melo
Mestrandos no PROFMAT - UERJ
(Orientadores: Roberto A. O. Jara e Cristiane de Mello)
Diante das dificuldades de aprendizado com o uso das velhas práticas de ensino, é indiscutível a necessidade da mudança da relação de ensino e aprendizagem no campo da Matemática. Dentre os diversos recursos disponíveis para que o professor de Matemática atue com seus alunos, o uso de jogos como estratégia pedagógica costuma ser negligenciado. Os jogos são recursos que podem ser usados no processo de construção do conhecimento matemático. Integrando um bom planejamento, os jogos podem ser uma ótima ferramenta de aprendizado, pois motivam os alunos e tornam a Matemática mais interessante para os alunos.
Mágicas e Matemática - dia 08/05/2019 - quarta-feira
Tiago Berto Soares
Professor da Rede Estadual - Mestre pelo PROFMAT
Um dos grandes obstáculos no ensino-aprendizagem da Matemática é a falta de motivação dos alunos. A maioria dos estudantes têm uma certa rejeição pela disciplina e, isso de alguma forma, cria um bloqueio no processo de assimilação das informações lecionadas. É consenso que truques de mágica encantam pessoas do mundo inteiro, trazendo a atenção e despertando a curiosidade. Neste trabalho, buscamos uma interseção entre a mágica e a Matemática, utilizando truques com a Matemática como fonte de inspiração e alternativa motivadora para a aprendizagem de conceitos matemáticos. Utilizando-se de um jogo de cartas convencional, foi possível desenvolver um bom número de truques nos quais a Matemática está presente. Para cada um deles, construímos uma explicação matemática adequada.