lançamento de livros

Apresentação dos livros

Introdução à Gramática da Linguagem Matemática

(Sueli Cunha e Jaime Velasco)

Muito da falta de compreensão da matemática se deve ao desconhecimento da linguagem adequada. Normalmente, ao se ler uma determinada expressão, faz-se uma leitura “soletrada” (isto é, símbolo por símbolo), não se preocupando com a devida interpretação de seu conteúdo. No entanto, ao tratar matematicamente uma situação-problema, primeiramente deve-se traduzi-la da linguagem natural para a linguagem matemática, a fim de encontrar uma solução através de conceitos, operações e propriedades matemáticas. Em seguida, deve-se traduzir esta solução para a linguagem natural. E, para bem se ler, escrever e compreender a Linguagem Matemática, é também importante conhecer sua gramática.


Cálculo Diferencial e Integral de Funções de uma Variável com Python

(Augusto Barbosa, Alexandre Rojas, Claudia Concordido, Claudio Carvalhaes)

Este livro aborda os conteúdos usuais de um primeiro curso de Cálculo Diferencial e Integral. Procurou-se apresentar a teoria de uma forma breve sem, no entanto, perder a precisão matemática exigida. Alguns dos exemplos e exercícios foram resolvidos com a utilização do software Python, relacionando assim, de forma transdisciplinar, conhecimentos adquiridos em disciplinas de computação aos conteúdos matemáticos. A tecnologia, além de oferecer aos professores mais recursos a serem adotados na sua estratégia de ensino, pode ser usada para tornar mais lúdica a atividade de aprender.

O ensino da matemática pode ser melhorado através de uma estratégia educacional que inclua estas características e que desperte no aluno curiosidade, possibilitando o entendimento e, até mesmo, prazer na medida em que ele poderá se relacionar com representações gráficas de seus erros e acertos na manipulação das representações algébricas.


Lógica Fuzzy: uma Abordagem para Reconhecimento de Padrão

(Regina Serrão Lanzillotti)

Este livro foi elaborado para divulgar a aplicação da Lógica Fuzzy (LF) e traz os resultados das pesquisas realizadas nos projetos de iniciação científica da UERJ “Nutri Fuzzy Orixás” e “Reconhecimento de padrões em interseções isoladas para estabelecer faseamento do semáforo”. A estrutura foi pensada para a formação diferenciada de graduandos e pós-graduandos para oportunizar o uso de uma ferramenta qualiquantitativa para reconhecimento de padrões como forma alternativa de mineração de dados.